quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Críticas do Leitor

A recepção de críticas sobre Austrália está oficialmente fechada. A última crítica a ser publicada no Ante-Cinema pertence ao Ricardo Lisboa (Breath Away). É, talvez, a crítica que mais elogia o recente filme de Baz Luhrmann, chegando mesmo a dar ao filme a nota máxima: 10/10. Até agora, a nota mais alta pertencia à crítica do Fifeco (9/10).
Desde já agradeço a todos por terem participado. Brevemente começará a votação para se apurar o grande vencedor desta segunda edição das Críticas do Leitor. Estejam atentos.


CRÍTICA:

Australia é a soberba formulação de cinema; mesmo que caia em clichés, em lugares comuns, em momentos gastos, tudo parece novo, vital, rejuvenescido, e Baz faz magia em forma de película, tanto através das imagens, mas principalmente através da pujança de contar uma história. Há neste filme uma ode ao cinema e a tudo o que ele significa, é um hino ao cinéfilo, ao amante da 7ª arte; é um portento.

Podem chamar-lhe uma manta de retalhos, que se perde em diferentes géneros sem escolher a forma mais correcta, podem chamar-lhe desadequado, fora de moda ou simplesmente pretensioso, mas este filme baseia-se na forma lúcida e (quase) perfeita de Luhrman pensar o cinema e para ele, cinema é isso mesmo, algo maior do que a vida, maior do que nós mesmos, larger than life, não se querem realismos frenéticos de novos cineastas com falsos documentários, quer-se força, vida, alegria e emoção, quer-se cinema no seu estado mais puro de contar uma história.

Australia não é perfeito, mas a sua coragem de arriscar, de fazer o que mais ninguém imaginava poder-se fazer, só por ser irreverente, este filme merece os nossos corações, e claro, tudo o resto fá-lo merecer a nossa aclamação.

Obrigado senhor Baz por me fazer separar do mundo, esquecer que estou dentro de uma sala de cinema e levar-me para 'a far away land'.

NOTA:
10/10 - Irreverentemente mágico

Ante-Cinema#

2 comentários:

Siul disse...

É um grande filme com 3 horinhas e tal, mas passa-se bem a ver o filme.

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Siul,

É realmente um filme bastante grande, algo que critiquei na minha crítica da altura, mas é um bom filme, como comprova esta crítica do Ricardo.

Abraço.