domingo, 25 de janeiro de 2009

Grandes Esperanças para 2009 - Parte I


O Ante-Cinema dá hoje início a uma maratona de antevisões sobre alguns dos filmes mais esperados para este ano. Durante os próximos dias terão a apresentação e algumas expectativas sobre determinados filmes, estando o espaço dos comentários aberto para receber as vossas opiniões. Estejam atentos e esperamos que gostem não só das sugestões, mas que fiquem igualmente entusiasmados para mais um ano de grande cinema. E vocês, que filmes acham serem grandes esperanças?


Revolutionary Road

De Sam Mendes, realizador de American Beauty, Road to Perdition e Jarhead, chega-nos este Revolutionary Road. Com estreia marcada em Portugal para a próxima quinta-feira, este filme que junta novamente Kate Winslet e Leonardo DiCaprio depois de Titanic, tem gerado alguma divisão por parte de críticos e teve já uma clara reprovação pelos membros da Academia. À partida um dos grandes candidatos aos Oscars, perdeu-se pelas críticas muito divididas que tem recebido desde a sua estreia e pela fraca adesão do público americano para o ver nos cinemas.

Contudo, nestas coisas já nós, cinéfilos, andamos à muito tempo. Terá sido uma grande injustiça colocar de fora uma das grandes esperanças para este novo ano cinematográfico? Isso só saberemos quando o virmos. Mas um filme que junta DiCaprio e Winslet, onde é conhecida a excelente química que ambos têm, e o facto de ser uma nova abordagem de Sam Mendes aos subúrbios norte americanos, será que não terá sido mesmo injusto? Aqui, pelo Ante-Cinema, queremos acreditar nisso, mas isso é algo que já não poderá voltar atrás. Ele parece um grande filme e ponto final. Vamos esperar por quinta-feira.




VALKYRIE

Há quem o considere uma grande promessa, há quem o ache que vai ser mais um filme sobre Adolf Hitler e a Segunda Guerra Mundial, e há quem não acredite minimamente no seu potencial. Existe também quem pense numa possível ressurreição de Tom Cruise aos grandes papéis, depois de um toque muito especial em Tropic Thunder, e há quem ache que isso nunca mais será possível.

O que é certo é que Brian Singer nunca desistiu deste filme. Mesmo com todos os problemas que surgiram antes das rodagens, desde as dificuldades em conseguir autorizações para rodar em locais reias na Alemanha, até às duras críticas por ser Tom Cruise o protagonista principal, já que religiões meteram-se ao barulho alegando a veracidade de Cruise para um papel como este, fizeram com que o filme demorasse o seu tempo a arrancar. Valkyrie foi igualmente muito dividido nas opiniões gerais dos críticos, o que, novamente, influenciou na receptividade do público em ir vê-lo aos cinemas.

Valkyrie estreia em Portugal a 5 de Fevereiro, com o apoio do Ante-Cinema.




DOUBT

O filme que arrasou com as nomeações para as categorias de interpretação dos Oscars. Cedo se previu a qualidade de representação do seu elenco, não só por envolver nomes pesados da industria cinematográfica americana, mas também por parecer envolver um argumento perfeitamente sólido e eficaz. Foi isso mesmo que aconteceu à alguns dias atrás. Doubt recebeu 5 nomeações aos Oscars, quatro nas categorias da interpretação, uma na categoria de argumento adaptado.

Com Meryl Streep, Philp Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis, Doubt estreia em Portugal no dia 5 de Fevereiro. O filme é baseado numa peça de teatro com o mesmo nome de 2004, também escrita pelo argumentista e realizador John Patrick Shanley.



Ante-Cinema#

8 comentários:

Anónimo disse...

3 filmes que anseio ver! Estou particularmente curioso com o regresso de Tom Cruise. Espero que seja em grande!

Fernando Ribeiro disse...

Ricardo,

Também estou curioso mas não acho que será o Tom Cruise dos velhos tempos. A ver vamos!

Abraço.

Red Dust disse...

Outros três filmes que prometem para dar seguimento à bela entrada cinematográfica de 2009.

Abraço.

JB disse...

Sem dúvida que são 3 filmes a ter em conta. O regresso da dupla de Titanic é realmente marcante. Vale nem que seja só por eles.
Tom Cruise creio que está de volta. Vida privada á parte, ele é um dos grandes actores de Hollywood.
E se me permites uma pequena correcção da lingua portuguesa: "aderência do público"?? Não será antes "adesão do público"? É um erro muito comum, mas que muda o sentido da frase.

Abraço e desculpa esta picuinhice!

Anita disse...

3 grandes filmes a não perder!!!

Beijinho

Daniel S. Silva disse...

É por estas e por outras, que não passo um dia sem vir a este blog :)

Sem dúvida que estamos perante 3 filmes que me despertam muita curiosidade.

No entanto, não estou muito interessado em Revolutionary Road. Quanto a Valkyrie, a antecipação já foi mesmo muito alta, mas com o passar do tempo e as críticas ao filme, o interesse tem baixado muito...

Quanto a Doubt, não há margem para dúvidas! Com este elenco, não vou deixar este filme "fugir". Philip Seymour Hoffman e Meryl Streep são dois dos meus actores de eleição, e parecem-me estar ao seu melhor nível! :)

Grande abraço.

Siul disse...

São 3 filmes de grande qualidade e o que estou mais curioso é Valkyrie com Tom Cruise o filme vai ser altamente.

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Red Dust,

São três filmes que têm causado grandes expectativas. A ver vamos se são tão bons como parecem. :)

Abraço.


João Ricardo,

Não tens que pedir desculpa. Tens toda a razão e agradeço-te por me teres chamado a atenção. Já foi alterado. Muito obrigado. :)

Abraço.


Anita,

A não perder mesmo. E já estão tão perto de estrear. :)

Beijinho


Dan,

Para além da enorme curiosidade que despertam, têm dado muito que falar, seja por más ou boas razões. Quanto ao Revolutionary Road, ao contrário de ti, estou muito entusiasmado e com grandes esperanças. :) A ver vamos!

Abraço.


Siul,

A ver vamos se é o regresso de Tom Cruise aos grandes papéis. Ele bem que precisava.

Abraço.