segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Eleição do Melhor e Pior Filme de 2008 - Resultados

Antes de passarmos aos resultados propriamente ditos, gostávamos de agradecer a todos os que participaram nesta iniciativa levada a cabo pelo Ante-Cinema e o site Hotvnews, salientando também a excelente adesão que fomos tendo ao longo destes 23 dias em que esta eleição esteve activa. No final, recebemos 32 participações, todas elas com as suas preferências. Assim sendo, muito obrigado a todos!

Vamos então ao que interessa. Começando pela eleição do Filme Surpresa e Desilusão de 2008, os nossos visitantes escolheram:

FILME DESILUSÃO:Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull

A nova aventura de Indiana Jones não convenceu os nossos visitantes. Foi o filme mais citado, ou seja, indicado três vezes, o que vem provar que este foi mesmo uma das grandes desilusões de 2008.


FILME SURPRESA:
REC

REC foi o mais citado para receber o estatuto de Filme Surpresa de 2008. Indicado por quatro vezes, o filme realizado por Paco Plaza e Jaume Balagueró e o grande vencedor da última edição do Fantasporto, acabou por ser um dos preferidos dos nossos visitantes.

_____________________________________________________________

No que toca à eleição do Melhor e Pior Filme de 2008, temos que salientar que existiram algumas surpresas dentro do top 10 que vamos em baixo divulgar. Antes disso, o melhor e pior filme:

PIOR FILME:
Meet the Spartans


MELHOR FILME:
The Dark Knight

Para perceberem e compararem resultados, colocamos agora o top 10 destas duas categorias (Pior e Melhor Filme). Começamos pelo top dos Piores Filmes de 2008. Relembramos que nesta categoria, cada filme mencionado nas listas recebia um ponto. O que arrecadasse mais pontos seria considerado o Pior Filme de 2008. Foi o que aconteceu ao muito criticado Meet The Spartans. Assim, os resultados finais num total de 22 listas recebidas, são:

1# Meet the Spartans - 11 Pontos
2# Superhero Movie - 10 Pontos
3# Aliens vs. Predator: Requiem - 9 Pontos
4# Jumper - 8 Pontos
5# 10.000 BC - 7 Pontos
6# The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor - 7 Pontos
7# The Happening - 5 Pontos
8# Meet Dave - 4 Pontos
9# Saw 5 - 4 Pontos
10# Babylon A.D. - 4 Pontos


No que toca à categoria dos Melhores Filmes de 2008, o processo de contagem dos votos foi outro. O primeiro recebia sempre dez pontos, o segundo nove, o terceiro oito, e assim sucessivamente. No final, o que arrecadasse o maior número de pontos seria considerado o Melhor Filme de 2008. The Dark Knight fez as delícias do público e recebeu o maior número de preferências pelos nossos visitantes. Foram recebidas no total 32 listas.O top 10 e resultados finais em baixo:

1# The Dark Knight - 196 Pontos
2# There Will be Blood - 173 Pontos
3# Wall-E - 129 Pontos
4# Into the Wild - 123 Pontos
5# No Country for Old Men - 102 Pontos
6# Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street - 76 Pontos
7# Juno - 60 Pontos
8# The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford - 55 Pontos
9# Atonement - 47 Pontos
10# Gone Baby Gone - 37 Pontos

Menções Honrosas:

11# REC - 35 Pontos
12# Hellboy II: The Golden Army - 35 Pontos
13# In Bruges - 33 Pontos
14# Cloverfield - 33 Pontos
15# Entre les Murs - 28 Pontos


OBSERVAÇÕES (MELHORES FILMES DE 2008):

- Comparando os dois primeiros classificados na lista dos Melhores Filmes de 2008, The Dark Knight foi citado por 23 vezes, 9 delas em primeiro lugar. Já There Will be Blood foi citado por 19 vezes, 9 delas também em primeiro lugar.

- Este top 10 despertou algumas boas surpresas. Uma delas foi a excelente posição que Sweeney Todd adquiriu. Apesar de ter tido críticas muito divididas na sua estreia em Portugal, o filme de Tim Burton conseguiu chamar perfeitamente a atenção dos nossos visitantes, adquirindo o sexto lugar nas preferências gerais. Juno e Gone Baby Gone também são outras das surpresas. O primeiro porque ficou logo abaixo de Sweeney Todd, e o segundo porque mesmo tendo passado um pouco despercebido nos nossos cinemas, acabou por ter um grupo fiel de admiradores.

- O único filme português a ser mencionado nas listas dos melhores filmes de 2008 foi: Aquele Meu Querido Mês de Agosto. Surgiu em duas listas, recebendo no total quatro pontos.

- A França foi o segundo país, depois dos EUA, a receber o maior número de filmes indicados. Foram 4, mais precisamente: Entre Les Murs, Bienvenue Chez les Ch'tis, Paris e Coeurs.

- O número total de filmes mencionados nas listas para Melhor Filme de 2008 foi : 84.

- Dos dez filmes mais vistos em Portugal durante 2008, só dois entram no nosso top 10: The Dark Knight e Wall-E.

- Into the Wild, que estreou apenas em Lisboa, foi um dos filmes mais acarinhados pelos visitantes.

_____________________________________________________________

O Ante-Cinema e o Hotvnews querem agradecer aos seguintes participantes que tornaram esta eleição possível:

André Dias
André Marques
Andreia Martins
Ana Alípio
Bruno César
Cláudio Sousa
Cipriano Ferreira
Daniel Silva
Eduardo Fonseca
Filipe Branco
Filipe Coutinho
Frederico Silva
Gabriel Martins
Gonçalo Henriques
Helder Almeida
Hugo Gomes
João Albuquerque
João Bizarro
João Costa
João Gonçalves
João Pinto
Jorge Santos
Kauê Oliveira
Laura Caçoeiro
Márcio Dias
Nuno Vale
Pedro Almeida
Ricardo Lisboa
Roberto Simões
Samuel Andrade
Tickets4Three (Olga Pinto e Vânia Afonso)
Wanderley Teixeira

Ante-Cinema#/Hotvnews

14 comentários:

Unknown disse...

Antes de mais parabéns pela iniciativa. Foi de facto muito boa :p

Quanto aos resultados, apenas reforçam a minha opinião :p

TDK rules :p

Quanto à surpresa, não posso deixar de discordar. Para mim, In Bruges foi uma surpresa bem maior. Mas conheço a tua opinião :p

Por acaso não tive a oportunidade de ver o Aquele Querido... mas ainda gostaria de o fazer. Tenho alguma curiosidade de facto.

Abraço

Loot disse...

Também gostei da iniciativa.

Espero que para o ano haja mais :P

Já agora o Indy não foi uma desilusão, diverti-me bastante e nunca achei que fosse superar os anteriores :P

Abraço

Anónimo disse...

Gosto destas iniciativas . e fico feliz por terem colocado o Meet The Spartans como pior filme: a estupidez da coisa nem me afectou assim tanto, mas ter ido ver ao cinema (embora com bilhetew de ofertas) e sair coma sensação de 'horas perdidas na minha curta vida' foi choque suficiente para por esse filme bem 'lá em baixo'.
(x

Gosto do blog! continua (;

Anónimo disse...

E pronto, estão conhecidos os resultados! Concordo na generalidade dos dois tops, só discordo da desilusão e surpresa. Mas, claro, essa é apenas a minha opinião!

Abraço

Anónimo disse...

Ufa, tive a sorte de não ter visto os 3 piores. O 10.000 BC, o Happening e o Mummy 3 já foram maus demais. Não achei que o Jumper fosse assim tão mau (se bem que o Fernando sabe que eu sou suspeito...).

Luís A. disse...

Só para que conste: Dark Knight não é o melhor filme de 2008! Se fosse era sinal que Tropa de ELite ou There Will Be Blood seriam de outro ano!

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Antes de mais muito obrigado a todos pelos comentários.

Fifeco,

Confesso que em função da palavra "surpresa", REC teve em mim muito mais impacto que In Bruges. Mas podia estar perfeitamente nesta categoria, sem dúvida.

Abraço.


Loot,

Em principio para o ano esta eleição voltará. Assim o espero. :) Quanto ao Indy confesso que me desiludiu um pouco mas também acho que nunca o colocaria como filme Desilução. Mas os visitantes é que mandam. :)

Abraço.


Margarida,

Gostei de ver aqui o teu comentário. Espero que voltes mais vezes. :) Quanto ao Meet the Spartans, eu nem me atrevi a ir vê-lo. E acho que se o visse, dizia o mesmo. Obrigado pelas palavras e continua tu também! :)

Beijinho


The Joker,

A tua opinião fica registada. A generalidade achou que devia ser assim, dito e feito.

Abraço


João Caldeira,

Ao contrário de ti vi esses filmes. Mas Caldas, isso vindo de ti é incompreensível. :P Quanto ao Jumper, claro que não achas assim tão mau, tendo em conta que és bastante parecido com a personagem principal. Vai-se lá saber porquê...eheh

Abraço.

Fernando Ribeiro disse...

Luís,

Aqui o que contava eram os filmes que estrearam em Portugal durante todo o ano de 2008. Logo, The Dark Knight, Tropa de Elite e There Will be Blood, fazem parte desse lote. Mas obrigado pelo comentário. :)

Abraço.

Roberto Simões disse...

É interessante como casos como INTO THE WILD ou THE FOUNTAIN que, mesmo estreando em Portugal nas condições conhecidas, rapidamente chegam a tantos cinéfilos e mesmo a pessoas do público em geral. Penso que é uma questão que dá para repensar o actual mercado de distribuição.

Quanto às votações tive algumas surpresas, não concordo de modo algum com o primeiro lugar, mas considero que no geral se atingiu um top equilibrado e que me satisfaz.

Nesta época de estreias,
os meus desejos de bons filmes!

Roberto F. A. Simões
cineroad.blogspot.com

tickets4three disse...

*tickets in tears... * a nossa lista não tinha lá muito a ver mas ok!
eheheh


Mas dá que pensar realmente...

só nos resta tentar participar nos passatempos. hihihi

beijinhossssss

Anita disse...

Não acho que o Indy tenha sido uma desilusão!!!acho que foi um bom regresso!!!Quanto ao mehlor filme, para mim não foi "O" melhor mas foi sem dúvida um grande filme!!!

Muitos parabéns pela iniciativa:)

Anónimo disse...

opá e eu acabei por nao votar...:(

desculpa fernando mas realmente as coisas andam complicadas e a faculdade também me ocupa praticamente todo o tempo...

no entanto...nao consigo resistir a, nos tempos livres (alguns minutos por dia...lol) imaginar e apontar coisas para o blog...assim surgiu, lentamente, a critica do frost nixon que la coloquei. realmente nao resisto lol :)

beijinho e uma vez mais desculpa nao ter participado =/

Daniel S. Silva disse...

Concordo por completo com a lista de piores filmes. Apesar de este ano ter sido bastante sólido, com grandes filmes de qualidade, nota-se que também foi feita muita porcaria...

Quanto à lista de melhores filmes, fico muito desiludido pela ausênsia do In Bruges, penso que a sua não inclusão, deve-se ao facto de pouca gente ter visto este filme... É pena, é uma obra fantástica!

Foi um prazer ter participado nesta competição, conto com a segunda edição! :)

Grande abraço!

Fernando Ribeiro disse...

Roberto,

Tens toda a razão. E até menciono isso, por outras palavras, no ponto em que refiro Into the Wild. Quanto ao top em geral, também tive algumas surpresas. Mas é como dizes, acho que se chegou a uma lista equilibrada.

Abraço.


Tickets4Three,

A vossa lista chegou perfeitamente, não se preocupem! :) E fico a aguardar as vossas participações então. :)

Beijinhos


Anita,

Pois, mas a opinião geral foi o que contou aqui. :) No entanto, apesar de também não ter achado o novo Indy nada de especial, acho que não colocaria neste patamar. Obrigado. :)

Beijinho


Close-Up,

Não faz mal. Eu compreendo perfeitamente. :) Fica para a próxima não te preocupes.eheh


Dan,

Creio que a ausência de In Bruges no top 10 foi mesmo por causa disso que referiste. Quanto à próxima edição, se tudo correr bem, ela voltará. :) O prazer foi todo nosso por teres participado. :)

Abraço.