terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mas afinal onde anda "The Nightmare Before Christmas 3D"?

Esta é uma pergunta que já se coloca à muito tempo. Isto porque depois de diversas datas previstas, o que é certo é que este filme nesta nova tecnologia cinematográfica, ainda não estreou em Portugal. E agora coloca-se mais uma pergunta: Porquê? Será por haver salas insuficientes em Portugal que suportem 3D? Não deve ser por aí. Nós somos o segundo país com mais salas digitais na Europa (16 salas), graças ao grande investimento da Zon Lusomundo. Mas então será por acharem que este filme não deverá ter tantos espectadores, dado que já estreou à uns largos anos atrás (1993), e repô-lo nos cinemas não será uma boa opção? Também não parece. Mas então porque razão não estreia por cá?
São várias as dúvidas e questões que se colocam. O que não dá para entender, é a forma como detemos tantas salas digitais no país, e durante muito tempo não existem filmes especiais para essas mesmas salas. Esta semana estreou "Journey to the Center of the Earth", totalmente em 3D. Mas quando é que foi o último filme com esta tecnologia que esteve nos nossos cinemas? Pelas contas foi "U2 3D", que estreou em inícios de Abril deste ano. Estas salas digitais não servem apenas para o 3D. Elas permitem visualmente uma melhor definição, mas certamente que o grande impulsinador seja os filmes a 3 dimensões. Daí não se perceber, o facto de não aproveitarem a possibilidade que existe em exibir esta obra prima criada por Tim Burton. Os cartazes referentes a este filme estiveram por muito tempo nos cinemas Zon Lusomundo. Todos eles diziam "brevemente", sem se especificar uma data final. Ao que parece, esses posters desapareceram à muito tempo, e de "The Nightmare Before Christmas 3D", mais ninguém falou.
As esperanças quanto ao facto de ver-mos Jack e Sally uma vez mais nos cinemas parece manter-se distante. Contudo, nunca se sabe. E o Natal vem aí, "Journey to the Center of the Earth" vai sair dos cinemas durante o próximo mês, e tudo pode ser possível. Como se costuma dizer: "a esperança é sempre a última a morrer".

"And on a dark cold night, under full moonlight, he flies into the fog like a vulture in the sky!"



Ante-Cinema#

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora boas!

Vejo lá no cinema que para as pessoas, sala digital significa 3D. Só quando o filme é 3D, é que as pessoas acham fenomenal aquela sala ser digital.
Naturalmente e como bem dizes, sala digital não é só 3D. É maravilhoso ver um filme digital num cinema. Não se tem problemas com a focagem do filme, não existe lixo na fita, o som é mais limpo... Até para os projeccionistas é óptimo, já que não é preciso montar o filme... :)
Mas acredita que o tuga comum, aquele que vai ao cinema só para passar o tempo, não liga nada ao digital. Quando tínhamos lá no cinema os dois Indianas, um em fita, o outro em digital, os meus colegas da bilheteira fartaram-se de rir com a quantidade de pessoas que perguntavam a diferença entre fita e digital... :)

Fernando Ribeiro disse...

The Joker,

Partilho da tua opinião. Penso que as salas digitais beneficiam claramente a visualização de filmes, mas como é de esperar, muitas pessoas não têm o conhecimento das vantagens que elas podem trazer.

Abraço

She was anouk disse...

Eu penso que a versão 3D do The Nightmare já estreou em Portugal no início do ano, nas salas do Vasco da Gama. Não o vi, mas penso que uma amiga minha o viu lá.. será possível?

Obrigada pela visita ao blog! bj