sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um primeiro olhar sobre Inglourious Basterds

Aproveitando o burburinho que se tem criado à volta do primeiro trailer de Inglourious Basterds, o novo filme de Quentin Tarantino, o Ante-Cinema apresenta agora um primeiro olhar sobre as personagens e os actores que o envolvem.

Enquanto folheava a edição deste mês da revista Empire, deparei-me com um artigo muito interessante sobre um dos filmes que tem vindo a causar uma grande ansiedade para este novo ano cinematográfico, mas, principalmente, aos fãs de Tarantino. O realizador explicou à revista quais são os actores implícitos na obra e quais os seus papéis na trama. Só para abrir ainda mais o apetite:


• COLONEL HANS LANDA OF THE SS, AKA THE JEW HUNTER (Christoph Waltz):

Landa é um génio do SS e um célebre Nazi. "Se não tivesse encontrado um Landa perfeito, teria desistido de todo o projecto", disse Tarantino. "Landa é um génio a nível da linguística, então tinha que encontrar que também o fosse, pois metade das suas cenas são em alemão e a outra metade em francês. E também há uma cena enorme em inglês, então este terá de estar apto a falar tão bem inglês como alemão e francês.".

• LIEUTENANT ARCHIE HICOX (Michael Fassbender) e BRIDGET VON HAMMERSMARK (Diane Kruger):

Hicox é um cinéfilo mandado para trás das linhas inimigas com a Operação Kino em suas mãos. O seu contacto no terreno é Von Hammersmark, uma estrela de cinema alemã. "Gosto da ideia que é o poder do cinema a combater os Nazis (...) mas não como uma metáfora unicamente – literalmente como uma realidade".

• GENERAL ED FENECH (Mike Myers):

Fenech é o cérebro por detrás da Operação Kino, um plano com o intuito de sabotar a grande estreia de Goebbels. "O Mike deu-me a conhecer que admirava o meu trabalho", revelou Quentin Tarantino, "...mas é também um conhecedor da Segunda Guerra Mundial. E como é um actor terrífico, eu falei-lhe se queria ficar com o papel do velho general britânico, modelado depois do velho George Sanders".

• FREDERICK ZOLLER (Daniel Brühl):

Zoller é um sniper alemão que ficou célebre na última produção de propaganda de Josef Goebbels, "Nation’s Pride". Este apaixona-se por Shosanna e tenta persuadir Goebbels a fazer a sua estreia no cinema desta. "Eles fazem uma referência ao Zoller ser o Sargento York alemão", disse Tarantino, "...mas é também um pouco baseado em Audie Murphy (o soldado que se tornou em estrela de westerns). Ele está prestes a tornar-se numa estrela de cinema".

• SHOSANNA DREYFUS (Mélanie Laurent):

Shosanna é uma rapariga judia que escapa ao SS e move-se para Paris, onde assume uma nova identidade francesa e onde se torna gerente de um pequeno cinema. "Mélanie apenas entrou e fez a audição (...) E eu só pensei que ela era incrível. É uma actriz magnífica. Tem uma qualidade fantástica de preparar emoções. Ela compreendeu completamente Shosanna na sua alma".

• ALDO ‘THE APACHE’ RAINE (Brad Pitt):

Aldo Raine é um americano que recrutou uma equipa ‘maluca’ de assassinos de Nazis chamada The Basterds, e que une forças com os britânicos para levar em frente a Operação Kino. "O Brad é magnífico", revelou Tarantino, "...Nós já queríamos trabalhar juntos há bastante tempo e este era o projecto certo. Depois de finalizar o argumento, dois dias depois enviei-lhe uma cópia. Ele adora tanto Aldo que está praticamente dentro da sua personagem quase todo o dia. Quando está no set é o Aldo. Ele não quebra a sua personagem.".

• THE BASTERDS:

o PFC. UTIVICH (B.J. Novak)
o SGT. DONOWITZ (Eli Roth)
o PFC. ULMER (Omar Doom)
o PFC. HIRSCHBERG (Samm Levine)
o PFC. ZIMMERMAN (Michael Bacall)
o SGT. STIGLITZ (Til Schweiger)
o SGT. WICKI (Gedeon Burkhard)

Os Basterds são um grupo de homens fortes escolhidos a dedo que caçam Nazis e os escalpam, uma prática que deu ao seu líder, Raine, a sua alcunha. "A ideia era a de que estavam a fazer uma resistência Apache contra os Nazis (...) segue a ideia de que os Judeus actuam como os Apaches numa situação perdedora. A ideia é aterrorizar os Nazis, entrar dentro das suas mentes".


Mário Macedo
Ante-Cinema#

4 comentários:

Fábio Oliveira disse...

Depois ter visto o trailer, e ler esta ante visão fico mesmo á espera com muito entusiasmo que chegue a Agosto, é pena é faltar muito.
Estou certo que mais uma vez Quentin vai deixar a sua marca e muito sangue vai ser derramado...

Daniel S. Silva disse...

Fantástico artigo! Isto é aquilo que se chama de serviço público! :)

Acredita que abriste ainda mais o apetite, é incrível o metódico trabalho de Tarantino na eleboração dos mundos à volta dos seus filmes. Tudo é pensado e fico contente como a forma como Brad Pitt se apaixonou pela sua personagem. Quando se trabalha com gosto, as coisas saem de forma grandiosa quase sempre... Vem aí bomba... :)

Abraço

Siul disse...

O trailer é espectacular Brad Pitt a fazer um outro grande papel e Tarantino merece palmas por este novo filme.

Abraço

Anónimo disse...

Fábio,

qualquer grande fã de tarantino espera ansiosamente esta estreia tirso :D !

Dan,

Obrigado pelo elogio. Espero bem que tenhas razão e que este filme seja o novo 'pulp fiction' de quentin.

Siul,

concordo plenamente !