terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Benjamin Button e os Efeitos Visuais

The Curious Case of Benjamin Button marcou o regresso de David Fincher ao êxito que ele já muito bem conhece. Se o filme tem sido uma completa odisseia de elogios por várias partes, isso tem vindo a acontecer muito por culpa do nível visual de elevadíssima qualidade que apresenta. E, nesse aspecto, a personagem de Benjamin Button, interpretada por Brad Pitt, foi um grande desafio para toda a equipa de produção.

Com fotografias já reveladas sobre o processo de criação física da personagem de Benjamin Button na sua altura "idosa", onde sobre isto podem ler o artigo publicado pelo blog Close-Up do qual recomendamos imenso, nada melhor do que agora ver um vídeo para termos uma melhor noção de todo o processo. Com a mostra de alguns excertos de várias cenas do filme em que foi necessário recorrer àquilo que de melhor a tecnologia hoje nos oferece, podemos ver no vídeo em baixo, a rigorosa e extensa criação por detrás da personagem.

Nomeado para 13 Oscars, The Curious Case of Benjamin Button é um dos grandes favoritos para ser o grande vencedor da noite. No entanto, favoritismo garantido parece ser na categoria de Melhores Efeitos Visuais, um dos Oscars para que está nomeado.



Ante-Cinema#

12 comentários:

Loot disse...

Óscares técnicos deve levar de certeza, os efeitos e a caracterização estão soberbos.

Abraço

Álvaro Martins disse...

Pois...e com a concorrência que tem não me admirava se levasse mais uns quantos para casa. Até porque isto da academia de hollywood até mete dó.

Álvaro Martins disse...

Ah, ainda assim, dos que estão nomeados pra melhor filme é mesmo o melhor.

Abraços

Fernando Ribeiro disse...

Loot,

Sim, claramente. Mas no que toca às categorias principais, já tenho algumas dúvidas. Slumdog Millionaire é um grande opositor.

Abraço.


Álvaro Martins,

O seu grande concorrente vai ser Slumdog Millionaire. São, definitivamente, os dois maiores filmes da categoria de Melhor Filme. Mas é como o Loot disse, Oscars técnicos não lhe vão faltar.

Abraço.

Juliano Jacob disse...

No que se refere à efeitos para seres humanos com maquiagem e/ou animação gráfica, acho que chegamos ao limite (ou perto dele)...

Loot disse...

Pois ainda não vi o Slumdog :(

Dos nomeados vi apenas este e Revolutionary Road e até votaria no segundo apesar de ter gostado bastante do Button.

Mas a academia é capaz de surpreender e optar por outro que não Slumdgog, como quando o "Aviador" arrecadou globos e Baftas mas nos óscares foi mesmo o "Million Dollar Baby".

A ver se vejo os outros nomeados :P

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Final Cut Edições,

Sem dúvida. Se não chegamos ao limite, nem quero imaginar o que aí vem...

Abraço.


Loot,

Eu vi ontem o Slumdog Millionaire digo-te que vai ser muito renhido. Estou com sérias dúvidas que Benjamin Button leve os Oscars principais para casa. Quanto ao Revolutionary Road, foi um filme teve algum peso na minha memória. Gostei muito. O que achaste?

Abraço.

Loot disse...

Como te disse entre o Button e o Rev. road votava no Rev. road.
Mas há mais filmes e são filmes diferentes.

Adorei o Rev. Road acho que é um regresso em grande do Sam Mendes. Mas como dizes e muito bem é um filme pesado. Pessoalmente tocou-me muito e houve alturas em que foi difícil de ver é um filme que sabe meter o dedo na ferida.

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Loot,

Exactamente. Por tudo isso, ficou-me na cabeça por várias dias. Teve um efeito que já não conhecia à algum tempo. Como dizes muito bem, foi um regresso em grande de Sam Mendes. :)

Abraço.

João Pinto disse...

A Portal Cinema TV já se adiantou há anos aos Trailer Addict ao divulgar este BackStage :)

Ainda no outro dia na SIC vi uma reportagem sobre estas novas tecnicas, em particular deste Benjamin Button e realmente o proceço tem ar de ser complicado e caro. Será que vale o Oscar de Caracterização ou efeitos visuais? Eu acho que sim porque não vejo quem possa competir com aquilo.

Daniel S. Silva disse...

Bem, por aquilo que aqui foi dito, apetecia-me saltar agora mesmo para um cinema e ver o Rev. Road... Fiquei bastante curioso...

Quanto a 'Benjamin Button' penso que caso não ganhe as estatuetas principais, haverá os 'prémios de consolação' e este será um dos que irá vencer. E será um merecido e justíssimo vencedor. O que aqui foi atingido merece o mais alto dos reconhecimentos!

Abraço.

Fernando Ribeiro disse...

JT,

O Portal Cinema está-se a tornar numa relíquia. :) Continua com o excelente trabalho que tens feito. E acho mesmo que sim. Na categoria de Melhores Efeitos Visuais, o Oscar não fugirá a Benjamin Button.

Abraço.


Dan,

Recomendo-te mesmo ires ver o Revolutionary Road. Vale mesmo muito a pena. :) Quanto ao Button estou plenamente de acordo contigo. Um trabalho destes tem de ser reconhecido.

Abraço.