quarta-feira, 9 de julho de 2008

Crítica - "Wanted"

por Fernando Ribeiro

NOTA: 7/10

Depois de “Night Watch” e “Day Watch”, Timur Bekmambetov regressa à realização, desta vez, tendo a total confiança de Holywood para fazer um filme de acção competente e digo de um grande blockbuster de verão. Pois é, e isso foi o que realmente aconteceu. Antes de mais, juntar nomes como James McAvoy, Angelina Jolie e Morgan Freeman, leva logo a incutir o nosso interesse miudinho para ver-mos este filme. Depois, os vários trailers divulgados sobre “Wanted”, levava a crer que estaríamos perante um bom filme, repleto de efeitos especiais muito bem tratados. Assim, e depois de o ver-mos, tal se sucede e a nossa opinião não muda muito através do nosso entusiasmo pelo filme.

Inicialmente a personagem de James McAvoy (Wesley Gibson), digamos, que aparenta ser alguém que está sozinho no mundo, tendo um trabalho que detesta e uma vida completamente inútil. Mas isso vai mudar por completo, quando surge Fox (Angelina Jolie), que lhe transporta assim para o mundo dos assassinos, nomeadamente, para uma organização que já existe à longos anos, chamada de “Fraternidade”.

O filme consegue desde o início e até ao final, agarrar muito bem a nossa atenção. Todos os momentos de acção que ocorrem em “Wanted”, são especialmente bem tratados, e Timur conseguiu de certa forma, que certas cenas que à partida podiam soar como ridículas para alguns, se tornassem num grande momento, não dando asas para qualquer risota, coisa que falha em muitos filmes de acção. Falo por exemplo, no todo espectáculo visual (que já nos trailers tinha sido mostrado), de carros a voarem sobre outros, e principalmente em camera lenta. Tudo isto é particularmente bem pensado, dando ao filme todo um sentido digno, e fornecendo a cada personagem daquela organização, um rigor ainda mais elevado.

Quanto às interpretações, todas elas cumprem devidamente o seu dever. Entretêm o público, e dão assim uma prestação digna de um bom filme de acção. “Wanted” entrou já no recorde pessoal de Angelina Jolie, como o filme em que participa que teve a melhor estreia de sempre, e não é também à toa que "Wanted", se esteja a portar muito bem nas bilheteiras norte americanas. É um grande filme de entretenimento, e mais uma vez, como aconteceu com “Night Watch”, Timur Bekmambetov não desilude. Um filme a não perder.

Em baixo encontra-se uma entrevista ao realizador Timur Bekmambetov, onde ele fala um pouco sobre o conceito do filme.



Ante-Cinema#

Sem comentários: