quarta-feira, 9 de abril de 2008

Esclarecimento

Depois do artigo escrito, no passado domingo, sobre o concurso de curtas metragens "4:40", o Ante-Cinema sentiu por bem, tomar como esclarecimento certos pontos, para acabar com a controvérsia provocada.

Não foi nosso objectivo inicial, acusar a organização seja do que for. Apenas foram destacados alguns pontos onde pecaram na organização do evento e nada mais. Quando foi referido certas violações por parte de algumas curtas metragens ao regulamento do concurso, estas eram referentes ao uso de músicas protegidas com a lei dos direitos de autor. Enquanto muitas equipas tiveram o cuidado de não violar este ponto do regulamento do "4:40", outras não se importaram com isto, acabando por fugir ao que estava imposto nas regras.

Depois de uma conversa com o presidente da Associação de Estudantes (a organização por detrás do "4:40"), foi referido este ponto, como outras sugestões que da nossa parte, achamos serem cruciais. Uma delas foi a divulgação, não só no local como no próprio site do concurso, de uma lista com os filmes seleccionados, para depois não haver confusões. Por fim, é verdade que muitas equipas, como a nossa, não entregaram uma cópia do filme em mini-DV conforme estava estipulado, e que a decisão do júri nem sempre pode ser acordada por toda a gente, mas ainda assim, a forma como tudo foi escrito neste blog, serviu apenas como fonte de opinião e da possibilidade em expressá-la.

Por isso, pela parte do Ante-Cinema, ficam as desculpas pelo ligeira agressividade no artigo escrito no passado domingo, e os mais sinceros cumprimentos a todo o pessoal envolvido na equipa do "4:40". Sabemos das dificuldades em organizar um festival como este e, por isso, não queremos deixar de apoiar iniciativas como estas.
Fica assim apenas a divulgação da curta metragem apoiada pelo Ante-Cinema que, de certa forma, ofuscamos por causa das críticas feitas ao festival. Por isso, vejam e continuem a votar na sondagem.

Obrigado.

Ante-Cinema#

1 comentário:

4:40 disse...

Olá,

ficamos contentes pelo reconhecimento do trabalho realizado.

Há ainda, no entanto, um reparo por realizar:

o regulamento, relativamente a direitos de autor, diz o seguinte:

"
7. Os direitos de autor dos filmes produzidos para o Festival pertencem aos seus autores.
As ideias, imagens e registos sonoros utilizados pelos concorrentes nas curtas-metragens, deverão ser originais e respeitar o Código de Direitos de Autor.
Não é permitida a utilização, sem a autorização dos autores e/ou detentores de direitos, de qualquer material de outrem protegido pelas leis nacionais e internacionais de Copyright.
As eventuais infracções serão da exclusiva responsabilidade dos concorrentes.
À Competição de Curtas-Metragens “4:40” reserva-se o direito de exibição e divulgação dos filmes a concurso, sempre com referência aos respectivos autores.
"

A responsabilidade da infracção da lei é da responsabilidade dos seus autores. Não da organização da competição. Esta recomenda a criação de uma banda sonora original.


Cumprimentos,

Mariana Figueiredo