segunda-feira, 28 de abril de 2008

Grandes Momentos Cinematográficos

"THE UNTOUCHABLES - OS INTOCÁVEIS", de Brian de Palma (1987)

Nota Ante-Cinema: 10/10

"A man becomes preeminent, he's expected to have enthusiasms. Enthusiams... What are mine? What draws my admiration? What is that which gives me joy?
Baseball!"

Um dos muitos grandes momentos deste filme. Al Capone relata o basebol como o seu desporto favorito, e que este só dá frutos se houver trabalho de equipa. Quando nessa mesma equipa existe alguém que não segue à risca esse plano, acaba por trair todos. Neste caso meteu-se com Al Capone.
Toda esta cena é liderada pelo brilhantismo que Robert de Niro sempre nos habituou. Ele consegue implementar numa cena, que à partida nos apercebemos que irá acontecer algo a uma daquelas pessoas, um grande dramatismo num tom bastante irónico. Todo o filme é acompanhado por uma banda sonora fabulosa de Ennio Morricone, e por grandes interpretações de todo o elenco. 1987 é o ano em que surgiu um dos principais e mais conceituados filmes de Brian de Palma.

"Mesmo sendo de boa qualidade na realização e na narrativa, mesmo sendo bem interpretado (destaco Sean Connery), mesmo tendo grandes momentos, é um leve filme de Máfia que funciona eficazmente como entretenimento, mas um de respeito."
8/10 Cinematograficamente Falando

A CENA:



Ante-Cinema#

1 comentário:

Unknown disse...

Neste caso sou obrigado a concordar com o Hugo. O potencial desta fita era gigantesco mas infelizmente fica-se pelo bom (8/10). A ver vamos se a sua sequela (que é uma prequela) consegue elevar os padrões de qualidade.

Abraço