sábado, 22 de março de 2008

Crítica


REC, de Jaume Balagueró e Paco Plaza

9/10

Este filme espanhol, que já foi líder de bilheteiras em Espanha bem como Itália, é um pleno exercício de tensão e naturalidade. O que se pretende dizer com estas vastas e características palavras é que este filme, protagonizado por Manuela Velasco no principal papel, é um excelente e bem intencionado filme do género. Do início ao fim, somos envolvidos por um enredo que nos leva cada vez mais, a partir do momento em que aquela "reportagem real" se vai envolvendo, a sentir as tensões de cada personagem e de quase sentirmos aquela sensação de medo àquela pressuposta realidade. Aqui, coloca-se uma simples mas nada concreta questão. Esta diferença entre o digital e aquilo em que o cinema, hoje em dia, pode-se tornar, num certo tipo de apoio televisivo, para demonstrar histórias e técnicas como estas, na produção e realização de um filme. Este género de produção tem como mentor principal "The Blair Witch Project", que na altura foi, sem sombra de dúvidas, algo que ainda ninguém tinha visto. Mais recentemente, surgiu noutro tipo de objectivo de custos e circunstâncias "Cloverfield", que é também um grande filme em todos os níveis. Mas, isto agora parece andar a pegar moda, onde num mesmo estilo de registo, George A. Romero prepara-se para estrear para breve "Diary of the Dead". Este formato digital, em que a câmera de mão ganha uma importância na transmissão da linguagem cinematográfica tem ganho desenvolvimentos e parece estar aí para durar...
Depois, a experiência de ver um tipo de obra cinematográfica como este no Fantasporto, faz com que a recepção seja ainda mais positiva, ainda para mais com a presença tanto do realizador como de Manuela Velasco. A recepção das pessoas foi super positiva, sendo talvez, o filme mais aplaudido que esta edição do Fantas presenciou este ano. E não foi à toa que "Rec" foi o grande vencedor, arrecadando o prémio de melhor filme e o prémio do Público. O sucesso à volta do filme é tal que já se prepara, para os menos informados, um remake americano intitulado "Quarantine". Eles não perdem tempo... Contudo, estou certo e com 100% de certezas que em nada se vai comparar a esta pelicula espanhola que irá ter estreia marcada no circuito nacional já em Abril.

visto no fantasporto.

Ante-Cinema#

1 comentário:

Catarina disse...

Sem dúvida grande filme. É assustador, inovador, quase perfeito. Não digo que seja filme para 9 mas sim para 8. É um excelente filme de terror que realmente vale mesmo a pena. Já tinha saudades de ver um filme de terror, que realmente assustasse,à imenso tempo.