sábado, 15 de novembro de 2008

Para quem ainda tem dúvidas acerca de 'Blindness - Ensaio sobre a Cegueira'


Nota Ante-Cinema: 8/10

O Ante-Cinema apresenta em baixo os primeiros cinco minutos de 'Blindness'. Com o propósito de incentivar todos aqueles, que de certa forma ainda não se encontram muito motivados para a sua visualização, conforme foi possível constatar no espaço dos comentários referente ao espaço do 'Filme do Mês', fica então aqui uma pequena recomendação e um ponto de partida para que o vosso entusiasmo cresça.

Este filme, realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles, apresenta uma narrativa extremamente delicada. Como uma crítica fulminante ao próprio conceito da sociedade e aos perigos a que podemos muito bem estar sujeitos, este faz assim um retrato de algumas pessoas e especialmente da única pessoa que vê num "mundo" de cegos, onde estes se têm que ajustar e tentar sobreviver ao caos em que a sociedade se tornou. O retrato da destruição e da forma como o mundo se tornou devido àquela epidemia, é muito bem representado pela própria câmera de Meirelles.

Com interpretações bastante competentes, nomeadamente de Julianne Moore, Mark Ruffalo e Alice Braga, o filme apresenta ainda uma fotografia muitíssimo bem trabalhada para a temática que 'Blindness' apresenta. A realização levada a cabo por Meirelles tem muito dos seus trabalhos anteriores ('Cidade de Deus' e 'O Fiel Jardineiro'), e é como muitos já sabem a adaptação ao livro, com o mesmo nome, de José Saramago. São motivos que cheguem para vocês correrem de imediato para as salas de cinema. Os cinco minutos iniciais em baixo.



Ante-Cinema#

3 comentários:

Anónimo disse...

Dás uma pontuação alta.
Vou ter que ver então.
:)

Anónimo disse...

já viste?? este homem...nao lhe escapa nada ehe.

estou mesmo com vontade de ver..o livro é espectacular, gostei imenso. espero que o filme (pelo menos) nao desiluda, o que nao me parece pela tua nota ;)

desta semana nao passa!

um beijinho!

Fernando Ribeiro disse...

Pedro Almeida,

Como já te tinha referido, acho que deves mesmo ir vê-lo. :)

Abraço


Close-up,

Ao contrário de ti não li o livro, o que de certa forma talvez tenha ajudado para esta minha reacção ao filme. Como tu já leste o livro, a tua opinião até poderá derivar um pouco da minha, mas cá espero que isso não aconteça. :D

Acho que deves mesmo ir vê-lo o mais rápido possível, e já sabes, fico à espera aqui da tua opinião que é sempre muito bem-vinda! :)

Beijinho