quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MandyLORD OF THE MOVIES


'O PUZZLE QUE TEIMA EM NÃO SE CONCLUIR'


Depois de uma breve apresentação do que será o meu espaço no Ante-Cinema, volto desta vez para vos falar do que andei a matutar durante este tempo que estive ausente.

Posso começar com o filme Saw V, a que estou associado há três filmes consecutivos da série, e que sinto uma necessidade quase incontrolável de falar. Essa necessidade surge da repugnância que senti quando vi este filme. Vá lá, não gostei muito do primeiro mas admito que tem a sua essência. O segundo é uma desculpa barata para continuar a fazer dinheiro e inevitavelmente complicar o que não precisava de se complicar. O terceiro por acaso surpreendeu-me bastante pela positiva, não pelo argumento em si, nem por nenhum pormenor em especial, mas sim pela quantidade e qualidade de gore, e principalmente pela simplicidade como é apresentado. É deixado de parte todo o pretensiosismo dos primeiros filmes, e somos presenteados com um filme (e este sim podemos chamar de terror), que nos cola do inicio ao fim à cadeira, e vaidades de parte, eu entro nele. O grande problema chega quando nos oferecem de bandeja as sequelas Saw IV e Saw V, e a pergunta que se coloca é se os produtores desta série não estarão a disparar pólvora seca. A pergunta é imediatamente respondida a quem quer que veja estes últimos dois filmes, que para mim são exemplos puros do que pior se faz em Hollywood. O primeiro engendra toda a construção de uma teoria da conspiração barata por parte do personagem interpretado por Tobin Bell. Não me interpretem mal, Tobin Bell é provavelmente a única coisa que se aproveita, mas não chega para salvar dois filmes tão fracos que tornam o seu visionamento quase insuportável. Para piorar, o personagem de Jigsaw continua a matar mesmo depois de supostamente ter morrido, dando a entender que será outro personagem que não Tobin Bell, a torturar todos aqueles que prejudicam a sociedade. Flash news, ou talvez não, Tobin Bell surge novamente em Saw V, desta vez nas memórias dos personagens que agora tentam dominar o filme, mas que efectivamente são sempre abafados pela memória do actor, que como um fantasma, rouba o protagonismo a qualquer actor que se atravesse nestes últimos filmes da série. Mas as falhas não se ficam apenas pelo cansaço que esta série representa. Os personagens são fraquíssimos, e cada vez mais perdem o pouco carisma que tinham. O argumento é pobre, complicado, desinteressante, e pela quinta vez justificado em dois minutos recorrendo aos flashbacks a que nos habituaram. As motivações dos personagens são cada vez piores, e cada vez mais escritas em cima do joelho. Enfim, se não fosse o dinheirito que ganhei neles a interpretar o detective Mark Hoffman, tenho a certeza que não perderia nenhum segundo da minha vida com estes últimos dois filmes.

Só rezo para que desistam de fazer o Saw VI, e principalmente que não chegue ao ponto a que chegaram as séries Halloween, Friday the 13th, e Nightmare On Elm Street.


As minhas Pontuações:

Saw – 6/10
Saw II – 5/10
Saw III – 7/10
Saw IV – 2/10
Saw V – 2/10


EXCERTO DE SAW IV:



Ante-Cinema#

4 comentários:

Loot disse...

Pois estas sequelas todas são comuns nos filmes de terror é só ver o caso dos exemplos que citaste.
O Saw vai pelo mesmo caminho, mas discordo em relação ao melhor. Para mim é o primeiro que vale a pena os outros são todos dispensáveis.

Abraço

Anónimo disse...

é que já nao tem por onde se lhe pegue...o jigsaw ja deve andar as voltas no caixao ehe!

Cumprimentos filipe! :D

Anónimo disse...

até concordei com alguma parte do texto...mas cheguei a parte das classificacoes e nao concordei nada...

saw I - 8/10 (o melhor de todos, o grande twist)
saw II - 7/10
saw III - 7/10
saw IV - 5/10
saw V - 6/10

Fernando Ribeiro disse...

Loot,

No meu caso, também acho o primeiro o mais interessante de todos, no entanto, é no terceiro que se junta um outro nível de qualidade a esta saga. Mas esta é a opinião do Costas Mandylor, a que diz muitas verdades sobre o que se está a tornar esta consecutiva maratona de 'Saw'.

Abraço


Close-Up,

Estes últimos dois filmes estão mesmo muito abaixo d qualidade e a estregar algo que ficaba muito bem com 3 filmes. Mas isto é Hollywood.

Beijinho


Anónimo,

Isso são opiniões. Como é óbvio, a tua é também muito bem vinda. Obrigado pelo comentário.

Cumprimentos.