domingo, 16 de novembro de 2008

"The Look of Blindness"

Por aqui continua-se a dar o devido destaque a 'Blindness'. Conforme já foi referido no último post sobre este filme, a fotografia que este apresenta consegue captar da melhor maneira, aquilo que as personagens sentem e sofrem com os actos a que estão quase todos sujeitos. Todo o ambiente e o jogo de brancos é digno de um trabalho exemplar que o uruguaio César Charlone, habitual colaborador de Fernando Meirelles, desenvolveu para o filme.

Na sua carreira, Charlone leva já uma nomeação aos Oscars devido ao seu trabalho em 'Cidade de Deus'. Este filme foi mesmo um marco que o cinema registou da melhor maneira, chegando praticamente a todos os cantos do mundo. Em 'Blindness', Charlone passa visualmente toda a descrição literária de José Saramago para o cinema. Esta era uma função extremamente complicada de transformar. No entanto, todo o trabalho que ele e Meireles realizam, levou a que a estética deste filme usufruísse não só de um aspecto visual, que apesar de complexo tem muito de apelativo, mas que ao mesmo tempo também consegue transmitir formidavelmente aquilo que cada personagem sente no momento.

Em baixo fica um pequeno vídeo, "The Look of Blindness", onde este mostra todo o ambiente do filme e de que maneira é que este foi trabalhado.



Ante-Cinema#

5 comentários:

Cecilia Barroso disse...

A fotografia desse filme é impressionante mesmo. Sentia como quando estava lendo o livro.
Não deve nem ser indicado ao Oscar mas, de cara, já deveria ganhar.

Beijocas

Anónimo disse...

ai que porreiro! houve aqui umas coisas mesmo como tinha imaginado como li xD aquilo genero leite e tal..
ehe ansiosissima por ver este Ensaio :P

Fernando Ribeiro disse...

Cecilia Barroso,

A fotografia do filme é muito boa sim. Merecia claramente uma nomeação ao Oscar, mas vai ser difícil isto acontecer. É pena!

Beijinho


Close-Up,

Tu ainda não foste ver o filme? :p tu corre-me já para o cinema... eheh

De facto a fotografia é muito boa e se gostaste do livro, talvez vás gostar deste ambiente recriado.

Beijinho

Daniel S. Silva disse...

No início o meu interesse por este filme foi afundado pela desilusão geral da crítica internacional...

Agora com artigos e críticas tão boas, por parte dos grandes bloggers portugueses, o meu interesse está a crescer exponencialmente ehehe!

Grande abraço Fernando!

Anita disse...

A fotografia do filme é absolutamente fantástica e, uma das suas grandes mais valias!!!
Charlone está de parabéns assim como o grande Fernando Meireles que mais uma vez volta a surpreender e, a provar que é um nome para continuar a seguir com muita atenção!!

Beijinho