terça-feira, 11 de novembro de 2008

Filme do Mês - Novembro

Aquele que é praticamente o filme mais esperado por Portugal, devido à razão óbvia deste ser a adaptação de 'Ensaio sobre a Cegueira' de José Saramago, vai chegar finalmente às nossas salas de cinema já na quinta-feira. Antes de mais, o Ante-Cinema deve um sincero pedido de desculpa a todos os leitores, pelo facto de no último e actual meses, não ter existido os habituais especiais relacionados com o 'filme do mês'. Acreditem que não foi por falta de vontade, simplesmente não existiu a mesma oportunidade de sempre para criar tais especiais. No entanto, mais vale "tarde" do que nunca.

O devido destaque para o mês de Novembro pertence obviamente a "Blindness - Ensaio sobre a Cegueira". Realizado pelo conceituado realizador brasileiro Fernando Meirelles, este filme é uma daquelas adaptações ao cinema bastante arriscadas. É conhecido por todos a complexidade que a literatura de José Saramago engloba. Mas já à muito tempo que havia sido proposto avançarem com o filme, só que nunca chegaram a satisfazer artisticamente Saramago. Até que surgiu Meirelles para o escritor português mudar rapidamente de ideias. Assim foi, e o filme está já pronto a estrear no nosso país.

Com honras de abertura na última edição do Festival de Cannes, "Blindness" dividiu muito a crítica internacional, mas chegou perfeitamente para convencer, e até emocionar, José Saramago (para ver a reacção do escritor ao filme cliquem AQUI). A distribuição nacional está a cargo da Castello Lopes Multimédia, amanhã decorrerão as antestreias do filme em Lisboa e no Porto, e na quinta-feira estará disponível nos cinemas portugueses. Em baixo fica o trailer do filme.




Ante-Cinema#

7 comentários:

Anónimo disse...

Não estou com entusiasmo para ver esse filme...

Não me convenceu o trailer, nem a história..

Será só de mim?

Fernando Ribeiro disse...

Pedro Almeida,

Posso-te dizer que vale bem a pena ver este filme. Eu não li o livro, e daí talvez tenha ajudado o meu impacto quanto a ele, mas acredita que está bom. Apresenta ma excelente fotografia, a fantástica realização de Fernando Meirelles e boas interpretações. Aconselho-te a ver!

Abraço.

Veruska disse...

Eu ainda não li o livro, mas fui ver ontem o filme e sinceramente não me convenceu muito....

Anónimo disse...

a ver vamos!!!

Unknown disse...

Ora aqui está um grande filme. Aconselho.

Daniel S. Silva disse...

Estou curioso para ver este filme, mas não estou muito ansioso... Talvez a critica estrangeira me tenha desmotivado um pouco...

Mas não vou julgar antes de ver!

Abraço!

Fernando Ribeiro disse...

Veruska,

Ao contrário de ti, gostei muito deste filme. É algo de totalmente diferente relativamente àquilo que já foi feito sobre filmes de epidemias.


Pedro Almeida,

Como já te disse, aconselho-te a vê-lo! :)

Abraço


Fifeco,

Partilho da tua opinião. Mias uma vez, Fernando Meirelles não desilude.

Abraço


Dan,

É sabido que a crítica internacional dividiu-se muito relativamente a este 'Blindness'. No entanto, ao contrário deles, achei um filme muito interessante. Espero que o vejas o mais breve possível. :)

Abraço