domingo, 12 de outubro de 2008

As Estrelas do Cinema de Animação - Parte 4


por Fernando Ribeiro

As personagens dos Looney Tunes tiveram um grande estatuto no mundo da animação. Tudo começou com Hugh Harman e Rudolf Ising que com o seu trabalho "Oswald the Rabbit", rejeitado anteriormente pela Universal Studios, criaram um projecto de animação de três minutos intitulado "Bosko the Talk-Ink Kid". Este chamou a atenção de Leon Schlesinger, que levou assim a ideia para a Warner Brothers. Mas rapidamente o nome foi mudado, passando assim de Bosko para Looney Tunes.

Mas é depois que surge o famoso Merrie Melodies, que havia sido criado inicialmente para servir de biblioteca musical à Warner Brothers. Neste ramo evidenciaram-se claramente duas estrelas que ganharam um protagonismo imediato: o Daffy Duck e o Porky Pig.

Em tempo de guerrilhas, foi bastante interessante a importância que o estúdio deu à segunda guerra mundial. Isto porque em plena guerra, a Warner dominava o mercado e aproveitou-se disso para criar personagens bastante vivas e com um grande protagonismo para influenciar a época. Foi o caso Willy E. Coyote e Road Runner. Mas esta foi também uma altura de bastante controvérsia dentro da Warner devido a esse mesmo facto. Começavam a ser abordados temas da segunda guerra (como podem ver em baixo no filme "Daffy - The Commando"), apresentavam referencias a japoneses, a chineses, ao povo alemão e ainda a alguns estereótipos raciais a afro americanos. Isto fez com que se despertassem atenções, acabando depois por chegarem ao seu próprio sucesso. Aliado a estes acontecimentos, também a Walt Disney quis experimentar esta fórmula de êxito. No filme “Der Fuehrer's Face” com o Pato Donald, essas mesmas referências à guerra sucederam-se. Este era bastante irónico e acabou por ter um grande sucesso, não só por essa mesma ironia mas porque fazia referências a um tema que na altura era bastante incómodo, estando a segunda guerra mundial ainda bem presente nas cabeças das pessoas.

Mas perante os Looney Toones, eis as personagens que marcam gerações: Bugs Bunny, Daffy Duck, Porky Pig, Willy E. Coyote, Road Runner, Tweety, Gato Silvestre, Elmer Fudd, Yosemite Sam, Speedy Gonzales e o Taz. De facto, os Looney Tunes têm uma quantidade de estrelas que superam qualquer “grupo” de cinema hoje em dia. Mas outro facto está em questão. Será que cada uma destas personagens bate Felix the Cat, Mickey Mouse ou até a própria Betty Boop? Uma coisa é certa, a Warner Brothers teve a capacidade e a feliz gestão de criar variadíssimas personagens que apaixonaram o público, onde estas absorviam diferentes personalidades, bem como sentimentalismos muito diferentes ao que estávamos habituados a ver até então.

A nível de prémios a Warner Brothers é bastante conhecida por já ter ganho variadíssimos prémios, incluindo Oscars. Igualmente como a Walt Disney, estes dois estúdios já possuem um historial bastante grande no que diz respeito a esse aspecto. Isto só vem então especificar a importância que personagens como estes Looney Tunes e outros atrás referidos, tiveram uma grande importância dentro do universo cinematográfico.

"DAFFY - THE COMMANDO":


Ante-Cinema#

5 comentários:

Daniel S. Silva disse...

Sem dúvida que andamos bem sincronizados, caro Fernando! :)
Excelente artigo, como já nos habituaste!

Personagens dos Looney Tunes... Tchiii... As horas e horas que eu passava em frente ao cartoon network (acho que era neste canal) só para ver estas personagens!
Bugs Bunny, Duffy Duck... Grandes tempos e grandes gargalhadas a ver estas personagens imortais!

Um grande abraço!

Anónimo disse...

Subscrevo o que o Dan disse. Foram muitas horas a ver estas personagens. Tempos maravilhosos!

Abraço.

Fernando Ribeiro disse...

Dan e thesubsidal,

Obrigado pelos vossos comentários. Os Looney Toones foram um grande marco para todos nós. Ainda hoje, quando apanhamos estas personagens na televisão, é impossível não ficarmos colados a vê-los. Eles marcaram a nossa infância e que ainda agora nos conseguem fazer sorrir.

Abraço

Loot disse...

Adoro os Looney Toones o Daffy Duck é simplesmente um dos maiores dementes da face da Terra.

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Loot,

O Daffy Duck é sem dúvida uma das personagens mais carismáticas dos Looney Toones.

Abraço!